sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

TIC-TAC. Crônica por Edna Costa. Janeiro/2005.

Tic-tac, tic-tac, tic-tac...Escuto o relógio insensível marcando os segundos e fico cismada a pensar: que raio de tempos modernos são estes? Hoje temos inventos, tecnologia e todo tipo de parafernália para - supostamente - nos deixar mais tempo livre, mas o que acontece é exatamente o contrário.

Atualmente ninguém tem mais tempo para nada. A vida parece passar por nós numa velocidade tal que é impossível fazermos tudo o que planejamos. Sempre fica faltando alguma coisa. E acabamos deixando para o dia seguinte ou sabe-se lá para quando.

Levantamos já pensando em tudo o que teremos a fazer naquele dia, trabalhamos preocupados com tantos problemas para resolver e depois de tanta correria...meu Deus! O dia terminou e quanta coisa ficou acumulada! Oh! tempo sem tempo que nunca nos dá trégua.

Mas sabe o que é mais triste nisso tudo? É que na correria do dia-a
dia, acabamos nos esquecendo dos pequenos gestos de
atenção, carinho, amizade e amor que fazem a nós e aos nossos
entes queridos, muito mais felizes.

Foi pensando nisso que tenho cumprimentado amávelmente meu vizinho, mesmo quando saio afobada para o trabalho; procurado ajudar um idoso a pegar um taxi ou atravessar a rua; auxiliar uma mãe às voltas com criança e carrinho numa escada do metrô ou simplesmente escutando alguém solitário que queira desabafar.

E você, já pensou em fazer algo em favor de seu próximo - às vezes tão próximo mas tão ignorado - e assim sentir-se mais feliz? Nao? Então não perca tempo e comece agora mesmo!

Nenhum comentário: