sexta-feira, 1 de maio de 2009

NOTICIA TRISTE. Cronica por Edna Costa. 15.06.2005.

Essa semana eu gostaria de escrever uma crônica engraçada como faço normalmente, mas uma notícia na televisão me chamou a atenção e mudei tudo. Era sobre Edinho, filho de Pelé. Na tela o rei aparecia chorando por causa da triste notícia que Edinho era usuário de drogas e, pior ainda, traficava também! Ali estava nosso ídolo maior, eleito o atleta do século, perplexo e impotente diante do inimigo que a cada dia toma conta da vida de nossos jovens.

Pelé trazia no rosto um misto de surpresa e dor. Nos olhos as lágrimas comoventes revelando ao mundo que rei quando sofre também chora. A frase dita quase em tom de desculpa me deixou triste. Ele disse:
- Eu, que sempre fui contra as drogas, nunca percebi que elas estavam dentro da minha própria casa.

Fiquei ali sentada por um longo tempo e meus pensamentos voltaram à uma data muito distante. Meu irmão, quando jovem, começou andar em más companhias, e sempre que meus pais questionavam isso ele rebatia com o velho bordão "não é porque meus amigos não prestam que eu não vou prestar também". E os coitados acreditavam, sem lembrar o sábio ditado: uma fruta podre acaba estragando as outras.


O jovem bonito e inteligente acabou no caminho das drogas e do alcoól, transformando a vida dele e a de nossa família num imenso sofrimento. Internações, dor, tratamentos, promessas, nada adiantou. Ele ainda dizia que poderia parar a qualquer hora, pois tinha o controle da situação. Só conseguiu parar quando já tinha perdido sua vida. Hoje é um farrapo humano, portador do vírus HIV, sofre todo tipo de sequelas deixadas por ter judiado tanto do corpo, e vive, como ele mesmo costuma dizer, no "corredor da morte".

Pois é. Infelizmente os pais sempre são os últimos a saber e muitas vezes, tarde demais. Meu estimado Pelé, fico aqui solidária com sua dor, torcendo para que você e sua família recebam muita luz e que essa estória acabe num final feliz.

Ps - meu irmão partiu há dois anos e se eu estivesse presente teria escrito em seu túmulo: apagou-se a luz de uma estrela, que viveu uma vida sem brilho.

2 comentários:

dalila disse...

E verdade Edna, a droga e mesmo uma droga, quantas familias sofrendo horrores! Sou mãe de dois rapazes um com 26 e outro de 15, vivo com medo de algum enveredar por esse caminho. Beijos Adoro seus escritos Dalila

Edna Costa disse...

Dalila, minha querida amiga, que bom ter você por aqui! Estava com saudades dos seus comentários tão carinhosos nas minhas crônicas, sabia? Volte mais vezes, por favor. Beijão e vamos continuar rezando pelos nossos jovens, principalmente nossos filhos.